O Lidl contribuiu para a exportação de 192 mil toneladas de frutas e legumes portugueses em dez anos, sendo 31 mil toneladas relativas a 2024. Estes dados foram anunciados durante uma visita a uma loja da insígnia em Berlim, no âmbito da feira Fruit Logistica.

Contando com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, do presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, do embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, e do presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, a visita foi o pretexto para a apresentação dos resultados da última campanha de exportação do Lidl.

Em comunicado, o retalhista adianta que, através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, “tem ajudado centenas de produtores nacionais a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus, tendo alcançado já um crescimento de 584% na exportação de frutas e legumes nacionais de 2014 para 2024.

O ano de 2024 foi aquele em que se registou o maior valor exportado, 31 mil toneladas, possibilitando que 18 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a oito  países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia, Luxemburgo.

Deste cabaz destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas. De laranja, como Citrino do Algarve IGP, foram exportadas cerca de seis mil toneladas, seguindo-se a couve coração, com quatro mil toneladas. Da lista fazem ainda parte os frutos vermelhos – amoras, framboesas e mirtilos –, com 2,5 mil toneladas, e as frutas de caroço – ameixas, nectarinas, paraguaios e pêssegos – com duas mil toneladas exportadas.

“Os bons resultados da campanha deste ano e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional. Pretendemos continuar a trabalhar no sentido de alavancar e dinamizar a produção nacional”, afirma o diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, Jorge Pierre Silva.

Por sua vez, o presidente da Portugal Fresh sublinha, citado no mesmo comunicado: “Parcerias como a que temos desenvolvido com o Lidl são fundamentais para fortalecer a presença dos produtos nacionais nos mercados internacionais, contribuindo para a valorização da nossa produção e para a dinamização do setor agrícola e alimentar em Portugal. A crescente procura por frutas, legumes e flores portugueses reflete não apenas a sua qualidade, mas também o esforço conjunto entre produtores e parceiros na expansão das exportações”.