Desde o início do ano que a Pecovasa, empresa do Grupo Renfe, e o operador ferroviário Medway, subsidiário do armador MSC, estão a operar num novo serviço, fazendo o transporte ferroviário na rota Martorell-Portugal-Santander, segundo avançou o El Mercantil.

O comboio, rebocado pela Medway, e com material circulante da Pecovasa Renfe Mercancías, permite ligar a fábrica da Seat (Martorell, Barcelona), a fábrica da Autoeuropa (Palmela), e o Porto de Santander, fazendo ainda ligação com o serviço existente entre a fábrica da Seat e o Porto de Barcelona, operado pela Renfe Mercancías.

Semanalmente, é feito o transporte de 190 veículos num comboio de 18 vagões de dois pisos, em bitola ibérica, utilizando as mais recentes locomotivas Euro6000. Ao chegarem a Santander, os veículos seguirão por via marítima, tendo como destino Austrália, Nova Zelândia ou África do Sul, entre outros.

Ao El Mercantil, fontes confirmaram que, para já, será mantida a frequência semanal, mas que a empresa procura poder alargar o número de viagens.