O retalhista dinamarquês JYSK, especialista em mobiliário e artigos para o lar, anunciou que, desde o início do ano, todo o algodão utilizado nos seus produtos têxteis será proveniente de fontes mais sustentáveis.
Em comunicado, a marca, presente em Portugal desde 2016, dá conta de que se trata de cumprir um compromisso assumido em 2020. Assim, apenas será utilizado algodão reciclado, orgânico ou com certificação Better Cotton, organização que assegura que os agricultores recebem formação adequada para reduzir a utilização de água e pesticidas, bem como para promover condições
de trabalho justas.
A empresa recorda que desde 2018 possui a certificação OEKO-TEX® STANDARD 100 para uma grande parte dos seus produtos compostos maioritariamente (80%) por fibras têxteis. Este rótulo está presente em mais de 8.000 artigos da JYSK a nível global, artigos esses que foram testados para mais de 1000 substâncias potencialmente nocivas.
“É importante que os nossos clientes se sintam seguros quando compram produtos como toalhas e fronhas, que estão em contacto direto com a pele. Com a certificação OEKO-TEX® STANDARD 100, podemos garantir que estes produtos foram testados e não contêm substâncias nocivas”, afirma o diretor de Conformidade e de Qualidade, Lars Ringtved Nielsen.