A TGW Logistics, especializada em automação e robótica de armazéns para marcas de moda, alimentação e bens de consumo, registou um crescimento de 29% em 2024, nos mercados do sul da Europa, que incluem Portugal, Espanha e França. O desempenho positivo deve-se ao aumento das vendas de novos projetos, à expansão de projetos existentes, à modernização de infraestruturas e aos serviços de pós-venda.
Os setores da moda e acessórios, bem como o dos operadores logísticos (3PL), foram os que mais contribuíram para este crescimento. Além disso, novos clientes juntaram-se a marcas já consolidadas como Decathlon, Mango, Mayoral, Ahorramas, Dinosol e Leroy Merlin.
Apesar de uma certa cautela nas empresas europeias quanto a novos investimentos nos últimos anos, Henry Puhl, CEO da TGW Logistics, acredita que o mercado retomará um crescimento sustentado em 2025. “Estamos plenamente convencidos do potencial da indústria e da sua capacidade de enfrentar o futuro”, afirmou.
De realçar que a empresa reinvestiu 5% das suas receitas em Investigação e Desenvolvimento (I&D), destinando 54 milhões de euros à criação de novas tecnologias, produtos e soluções inovadoras. Entre os projetos em desenvolvimento destacam-se um sistema sorter para peças penduradas (SmartPocket), um sistema compacto de Goods-to-Person (LivePick) e uma nova linha de robótica móvel, altamente flexível e escalável (Quba).
Além disso, a empresa está a expandir a sua sede internacional em Marchtrenk, Áustria, com um investimento de 100 milhões de euros. O projeto inclui um novo edifício de produção de 25.000 m² e um sistema de armazenamento automatizado, que deverá estar concluído no verão de 2026. Com esta expansão, a TGW aumentará a sua capacidade de fabrico de transportadores, sorters, sistemas de armazenamento shuttle Stingray e miniload Mustang, que serão exportados globalmente. Em simultâneo, este investimento reforça o seu compromisso em liderar em inovação no setor logístico, proporcionando soluções avançadas para um mercado em constante evolução.
A nível mundial, a TGW Logistics cresceu 12% em 2024, ultrapassando pela primeira vez os 1.000 milhões de euros de faturação.