A Honeywell anunciou que irá avançar com a separação total das divisões de Automação e Aeroespacial, culminando na criação de três empresas independentes com estratégias e motores de crescimento distintos. A separação está prevista para 2026. 

De acordo com a empresa, esta separação irá permitir a todas as partes interessadas um foco estratégico mais simples e direcionado, uma maior flexibilidade financeira, uma melhor capacidade para definir prioridades de alocação de capital alinhadas com a estratégia de cada unidade de negócio, equipas especializadas e perfis de investimentos distintos.

Vimal Kapur, presidente e CEO da Honeywell, indica que a criação destas empresas se baseia na “forte fundação” estabelecida pela empresa, posicionando cada unidade de negócio para seguir estratégias específicas de crescimento, e desbloquear um valor significativo para acionistas e clientes.

“Com décadas de inovação no seu ADN, a Honeywell Automation criará os edifícios e infraestruturas industriais do futuro, aproveitando tecnologia de processos, software e soluções autónomas baseadas em Inteligência Artificial para impulsionar a próxima geração de produtividade, sustentabilidade e segurança para os nossos clientes”, refere o responsável.

Acrescenta ainda que à medida que a indústria aeroespacial se preara para uma crescente procura nos próximos anos, este é “o momento certo” para a empresa iniciar o seu caminho como empresa independente. “O anúncio de hoje é o culminar de mais de um século de inovação e investimento em tecnologias líderes da Honeywell Aerospace que revolucionaram a indústria da aviação várias vezes. Este próximo passo permitirá que a empresa continue a liderar o futuro da aviação.”