A APLOG – Associação Portuguesa de Logística acaba de anunciar a edição de 2025 do Prémio de Excelência Logística (PEL). Com inscrições abertas até 2 de maio, esta iniciativa visa estimular o desenvolvimento do setor em Portugal, reconhecendo os projetos, os profissionais e as organizações que concorrem para esse objetivo.

A concurso estão três categorias: Empresas, Start-Up e Academia. Assim, o PEL Empresas propõe-se distinguir, como o nome indica, as empresas que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

Já o PEL Start-Up pretende premiar projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento. E o PEL Academia dirige-se aos trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do setor logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios e das empresas, e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.