No final de janeiro, o Lidl abriu portas ao seu novo maior centro de distribuição em Ablis (Yvelines, França). Este espaço terá um total de 87.000 metros quadrados, dos quais 44.600 metros quadrados serão dedicados ao armazenamento de produtos secos e 22.500 metros quadrados aos produtos frescos, entre os quais frutas e legumes.
Através deste investimento, o retalhista alemão reduzirá a distância percorrida pelos camiões até aos supermercados, poupando cerca de 1,5 milhões de quilómetros por ano em transportes, o equivalente a 1.320 toneladas de CO2 por ano.
A empresa também avançou outros investimentos feitos em prol da sustentabilidade, nomeadamente:
- A instalação de 12.400 metros quadrados de painéis solares no telhado do espaço (envolvendo 6.507 painéis fotovoltaicos), que produzem o equivalente a 489 residências;
- Implementação de um Sistema de Gestão de Edifícios (GTB, na sigla francesa), para otimizar o consumo de energia, provindo 100% da potência de aquecimento da recuperação do calor produzido pelas instalações de refrigeração;
- Espaços naturais plantados num total de 67.700 metros quadrados, tendo plantado 264 árvores;
- Redução do consumo energético através de um sistema de iluminação inteligente, ajustada de acordo com a presença de veículos e operadores nos corredores.
O Lidl iniciou a construção deste centro há três anos, procurando criar um ambiente de trabalho agradável e cumprir os seus objetivos de desenvolvimento sustentável.
Fotos: LinkedIn Lidl France.