O armador CMA CGM anunciou a aplicação de sobretaxas aos portos portugueses no norte da Europa, tendo como destino os portos do norte da Europa, Escandinávia e países Bálticos, em carga seca e refrigerada.
Trata-se de uma Sobretaxa de Alta Temporada (PSS), a ter início no dia 3 de março. Para contentores de 20 pés, o valor da sobretaxa será de 100,34 euros, e para os de 40 pés 199,72 euros.
Já no início do ano a CMA CGM aplicou sobretaxas aos trânsitos entre a Ásia e a costa ocidental dos Estados Unidos, em resposta à decisão da Autoridade do Canal do Panamá (ACP) de implementar um novo sistema de reservas para otimizar as operações. De recordar ainda que, em fevereiro, várias alianças globais tiveram início ou foram reconstruídas, fazendo a CMA CGM parte da Ocean Alliance.