A Energy Partners GmbH, subsidiária da MaxSolar GmbH, que faz parte o Grupo português Greenvolt, assinou um acordo com a GLP Clean Energy para implementar 10 projetos fotovoltaicos em armazéns logísticos ao longo deste ano, na Alemanha.
A eletricidade solar gerada localmente será disponibilizada aos inquilinos da GLP através de Contratos de Compra de Energia (PPA) sem necessidade de investimento por parte dos mesmos. Além disso, a eletricidade produzida terá um preço mais reduzido quando comparado com a tarifa padrão.
Os projetos terão uma capacidade total de, aproximadamente, 23 megawatts, sendo que o primeiro deverá ser concluído no final de fevereiro, num armazém logístico da GLP em Monchengladbach, no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
“Os sistemas fotovoltaicos em coberturas tornaram-se uma das principais características das propriedades logísticas modernas. A geração de energia solar no local resolve idealmente o chamado “trilema energético”: é economicamente viável, reduz as contas de eletricidade dos nossos inquilinos e é sustentavelmente rentável”, explica Stefano Fissolo, diretor sénior da GLP Clean Energy.
Por sua vez, João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, refere que a empresa está satisfeita com a parceria para o setor logístico alemão, onde acredita que estas soluções se mostrarão eficazes.
Em comunicado, o Grupo Greenvolt indica que esta parceria representa “um passo importante” para um abastecimento mais sustentável e eficiente no setor logístico. “As empresas envolvidas estão focadas no desenvolvimento contínuo destas soluções nos setores industrial e comercial, com o objetivo de otimizar o fornecimento de energia na Alemanha e na Europa.”