A DHL e a OIM – Organização Internacional das Migrações acabam de assinar um acordo global de parceria com vista ao desenvolvimento de projetos de logística humanitária.
Em comunicado, o organismo das Nações Unidas anuncia que esta colaboração abrange iniciativas em várias regiões, nomeadamente no Quénia, no Líbano, no Sudão e na Turquia, bem como programas de capacitação planeados para a Grécia e o Panamá.
O novo acordo estabelece um quadro legal para esta colaboração, minimizando potenciais obstáculos e potenciando uma cooperação perfeita nos vários projetos.
“Esta parceria reforça o nosso compromisso com a logística humanitária, melhorando a nossa capacidade de coordenar e gerir respostas e garantindo que a ajuda crítica chega a quem precisa”, sustenta, pela DHL, a Global Head of GoHelp – Disaster Preparadness and Response, Mayyada Ansari, adiantando que o sucesso do projeto piloto no Quénia irá permitir escalar a colaboração a um nível global.
Por sua vez, a diretora-geral da OIM e Senior Director for Partnerships, Advocacy and Communications, Catalina Devandas, sustenta que esta parceria é exemplo de um compromisso comum para apoiar os que precisam durante tempos de crise: “Ao combinar o nosso conhecimento, podemos potenciar a eficiência e expandir o nosso impacto.”
Um exemplo da colaboração entre as duas entidades aconteceu em 2024, quando as cheias no Quénia deixaram milhares de pessoas deslocadas e sem acesso a água potável. Em resposta, a DHL GoHelp garantiu que mil filtros de água doados pelos Estados Unidos chegassem aquele país africano.