Já tendo passado por várias áreas da logística e supply chain, Vasco Pinto volta ao setor da saúde, agora na área do planeamento da cadeia de abastecimento. O novo Supply Chain Planner da Coloplast encara este desafio “com enorme entusiasmo e motivação”.

A nova fábrica da Coloplast foi anunciada para estar preparada em 2025, e operacional a partir de 2026, um novo investimento da empresa dinamarquesa em Felgueiras. “É, sem dúvida, uma oportunidade única suportar o arranque de um projeto desta dimensão em Portugal, e para uma empresa de referência no seu setor como a Coloplast”, começa por destacar Vasco Pinto.

Enquanto expectativas iniciais, o responsável destaca a articulação e envolvimento com diversas equipas, como logística, produção, qualidade ou IT, a aprendizagem detalhada dos processos de SCM globais e locais já implementados para os produtos que irão produzir. “O objetivo é garantir que todos os processos que pretendemos importar, modificar ou até criar sejam transparentes, acessíveis e documentados, com indicadores-chave claramente definidos e alinhados com a cadeia de valor que desenhámos”, explica.

Embora a sua experiência anterior não esteja relacionada com o setor farmacêutico, considera que as competências que adquiriu ao longo dos anos em funções de supply chain são importantes para uma rápida adaptação, aprendizagem e para um maior contributo para melhorias futuras. Para além destas competências técnicas, considera que “a experiência de trabalhar em equipas multidisciplinares, multiculturais será uma mais-valia para materializar o plano traçado”.

Ao nível dos desafios, considera que o primeiro será garantir que tudo está pronto para o arranque da produção em série no plano calendarizado. Outro dos principais será o da adaptação à cultura local durante a implementação de determinados processos, sendo necessário ajustar a maneira como desenham a sua cadeia de valor, mas também como adaptam esses processos à realidade local, garantindo eficácia e funcionamento dentro deste contexto específico.

“A incerteza e rapidez das alterações económicas, sociais, políticas e tecnológicas pedem cada vez mais às empresas um ‘jogo de cintura’ nunca visto”, refere Vasco Pinto, “no setor da saúde, as mudanças tecnológicas e as novas exigências do mercado, embora criem oportunidades, também impõem desafios novos e complexos”. Considera que a agilidade das organizações para enfrentarem questões relacionadas com eficiência, segurança e sustentabilidade, tornou-se cada vez mais um fator diferenciador, e a missão de uma empresa é a sua orientação.

“Para a Coloplast, a missão ‘Making life easier’ é o centro de todas as decisões e estratégias. É com base nestas que arranca a fábrica em Portugal, centrada na eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social, com o propósito de garantir o desenvolvimento de produtos e serviços que tornam a vida mais fácil para as pessoas com necessidades de saúde íntima”, conclui.