A Logifrio, do Grupo Zolve, foi distinguida, pela GS1 Portugal, com a sua primeira estrela Lean & Green, pela redução voluntária de 20% das emissões de Gases de Efeito de estufa (GEE) em âmbito logístico.

A empresa alcança este reconhecimento após ter implementado medidas previstas no plano de ação apresentado em 2022, que incluíam a promoção de ações de formação sobre conduta eficiente, a otimização da taxa de ocupação das viaturas, a renovação da frota, a priorização da compra de energia proveniente de fontes 100% renováveis, e a reestruturação do sistema de frio com o objetivo de otimizar a eficiência energética.

Vítor Figueiredo, CEO da Logifrio, afirma que “atendendo a que desenvolvemos uma atividade intensiva no consumo de energia e combustível, é, para nós, imperativo ter uma estratégia concreta, com medidas efetivas, que reduzam a nossa pegada de carbono. Esse é o nosso compromisso para com clientes, colaboradores e sociedade em geral. Este resultado motiva-nos a continuar o caminho rumo à descarbonização completa da nossa atividade”.

Já João de Castro Guimarães, diretor-executivo da GS1 Portugal, acrescenta que “cada vez que atribuímos prémios ou estrelas Lean & Green, estamos a reconhecer o compromisso das empresas com a sustentabilidade e com a redução voluntária das suas pegadas carbónicas. Acompanhar empresas como a Logifrio – Grupo Zolve e vê-las conquistar os seus objetivos é, para nós, um enorme motivo de orgulho”.

O Lean & Green é uma certificação ambiental presente em 16 países e que conta com mais de 600 empresas, sendo que, em Portugal, fazem parte 33 empresas de pequena, média e grande dimensão. Este programa já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de CO2 a nível global.