No dia 7 de maio, a SCM Conference 2025 recebe o Prof. Fernando Cruz Gonçalves. A sua intervenção — “Entre o Suez e o Cabo: O Futuro da Carga Contentorizada em Tempo de Conflito” — traz uma reflexão estratégica sobre as novas tensões geopolíticas e os seus impactos nas cadeias logísticas globais.
Perante a iminência de uma intervenção militar no Iémen e a pressão crescente sobre o corredor do Mar Vermelho, na sua intervenção, o Prof. Fernando Cruz Gonçalves irá lançar luz sobre um dos principais pontos de estrangulamento do comércio marítimo mundial: a escolha entre o Canal do Suez e a Rota do Cabo da Boa Esperança.
Segundo o especialista, o eventual fim dos ataques dos rebeldes Huthis e o regresso à travessia segura do Canal do Suez poderá libertar até 8% da frota global de navios porta-contentores, atualmente desviados para rotas mais longas e dispendiosas.
Estamos perante uma possível mudança de ciclo. A normalização da rota pelo Suez pode ter efeitos imediatos nas tarifas, no posicionamento das frotas e nas estratégias de capacidade dos armadores. Isto exige leitura geopolítica apurada por parte de todos os que operam ou dependem da cadeia de abastecimento marítima.
Com uma carreira consolidada na economia marítima-portuária, Fernando Cruz Gonçalves é hoje um dos mais respeitados especialistas no tema, além de professor e coordenador de cursos na Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH), para além de autor de várias obras, onde se inclui o recente “Disrupção das Cadeias de Abastecimento – Transporte Marítimo” (Riscos Editora, 2024).
A sua intervenção na SCM Conference 2025 é um dos momentos aguardados no dia 7, nomeadamente por parte dos líderes e gestores da cadeia de abastecimento focados em liderar em 2025 e mais além.
+INFO: SCM Conference