A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) anunciou a redução de 3,7% nas exportações de componentes automóveis, tendo-se situado nos 1.000 milhões de euros em fevereiro de 2025.

Apesar de as exportações de componentes automóveis terem atingido os 2.000 milhões de euros nos primeiros dois meses do ano, representaram uma queda de 2,9% face ao período homólogo. As razões apontadas para esta recessão, segundo a AFIA, são o impacto do crescimento das vendas dos veículos elétricos, menor do que o esperado, bem como pelo acentuar das tensões geopolíticas, que contribuíram para este acentuar da instabilidade e incerteza de mercado.

Neste mês, a Europa permaneceu na liderança das exportações, representando 88,5% do total, porém, as vendas para este continente caíram 3,5% face a 2024. Os principais países de destino das exportações portuguesas permanecem Espanha, Alemanha, França e EUA, representado quedas de 4,5%, 9,1%, 0,4% e 4,4%, respetivamente. Itália apresentou uma quebra de 28,3%, passando a ser o 9.º país cliente.

Pelo lado positivo, a AFIA destaca o crescimento das exportações para o Reino Unido, o 5.º maior cliente, com um aumento de 2,1%, para a Eslováquia, com mais 10,1% (6.º país cliente) e para a Roménia, que cresceram 14,6% (7.º país cliente).

Exportações para Marrocos em rápido crescimento
Marrocos, por sua vez, apresenta-se como um possível novo mercado de exportação, tendo apresentado um crescimento de 49,1%, alcançando a 8.ª posição de maiores clientes de Portugal neste setor. De recordar que, em 2024, Marrocos era o 11.º país neste mesmo ranking.

A AFIA revela que Marrocos já se encontra no radar da associação há alguns anos, tendo assinado um protocolo de colaboração com a Associação Marroquina da Indústria e Construção Automóvel (AMICA), sua congénere, com o objetivo de reforçar a cooperação técnica e comercial, bem como a coordenação de ações entre as duas entidades.

Nos passados dias 16 a 18 de abril ocorreu a 8.ª edição dos Automotive Meetings Tangier-Med, em Tânger, tendo a AFIA marcado presença em parceria com a delegação de Marrocos da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Este evento, organizado pela AMICA, sob o mote “Indústria Automóvel – Oportunidades e Riscos”.

José Couto, Presidente da AFIA comentou que “a promoção da oferta nacional e a identificação de novas oportunidades assume maior relevo quanto mais se atenta no significativo desenvolvimento da indústria automóvel neste país. Um crescimento acelerado do número de viaturas montadas, segundo os dados da OICA – Organização Internacional dos Construtores Automóveis, passou de 40 mil em 2010 para quase de 600 mil automóveis produzidos no ano de 2024. Alavancado no plano de aceleração industrial, Marrocos tem atualmente uma capacidade de produção anual de 750 mil veículos, para tanto contribuindo os planos de crescimento industrial da Renault (duas fábricas, Casablanca e Tânger) e da Stellantis (Kenitra)”.