A ideia surgiu quando os fundadores, Hugo Redondo e João Loureiro, que trabalhavam no departamento dos transportes para uma multinacional, se depararam com imensos problemas para encontrar um transporte que fosse de acordo às necessidades de uma empresa industrial, ajudando-as a escoar a mercadoria rapidamente e a diversificar a sua rede de prestadores. Apareceu então a oportunidade de criarem uma empresa que fosse ao encontro dessa procura, e criaram a plataforma Cargonet Online, que funciona como intermediário nessas situações e que completou recentemente o seu primeiro aniversário.

“Queríamos uma ferramenta informática que permitisse às empresas industriais, independentemente do sector de actividade, publicar online as suas necessidades de transporte, para que fossem vistas por empresas de transportes que, a partir daí, lhes comunicassem as suas disponibilidades.”

– Hugo Redondo, Co-fundador da Cargonet Online.

A plataforma permite que as transportadoras partilhem as suas ofertas de transporte e camiões vazios, bem como ver as cargas de transporte necessárias dos clientes de modo a conciliar a procura e a oferta, contactando os clientes no caso de lhes interessar, não tendo a plataforma qualquer intervenção no processo de negociação. Hugo Redondo conta que não pretendem funcionar como plataforma de leilão, por afirmar que essa forma de negociação acaba por “levar os transportadores a trabalhar a baixo custo, com margens esmagadas”.

Deste modo as empresas de transporte podem trabalhar para o cliente final, sendo que até ao aparecimento desta plataforma cada empresa tinha de comunicar as suas necessidades de transporte a uma das transportadoras com as quais estava habituada a trabalhar e verificar a sua disponibilidade, que muitas das vezes não era compatível com a desejada. Outra vantagem que se encontra para os clientes é uma garantia de que todos os transportadores são portadores de Alvará, seja ele de transportador ou de transitário, e Seguro de Responsabilidade Civil ou Carta de Transporte CMR (tratado internacional sobre o transporte terrestre transfronteiriço de mercadorias).

De acordo com o representante, a adesão à plataforma tem superado as expectativas, o que também poderá ser resultado da sua grande presença em diversos eventos, tendo participado na Fruit Attraction, na Feria de Madrid, mercado ao qual já se encontram a aproximar, numa recepção promovida pelo Presidente da República no passado dia 29 de Outubro no antigo Museu dos Coches em Lisboa, numa plateia composta por todas as Startups portuguesas que irão estar presentes na Web Summit 2018, que começa hoje e onde, até quinta-feira, também poderão visitar a Cargonet Online, que com cerca de um ano de existência fora aceite enquanto expositor devido a serem a única Bolsa de Cargas das Indústrias. Também irão estar presentes na 21ª Feira do Empreendedorismo no Centro de Congressos da Alfândega do Porto entre os dias 5 e 7 de Dezembro.

Com apenas um ano de existência a empresa já contava com 6.000 cargas publicadas, 500 empresas registadas a publicarem cargas, 750 empresas de transportes e 19.000 visualizações de contactos de anúncios de cargas. Nesse espaço de tempo implementaram um sistema de serviço único no mercado de garantia de pagamento factura a factura e de recuperação de facturas.

Dentro do país a maioria das cargas faz o trajecto Viana – Porto – Lisboa – Faro, e em termos de importação e exportação encontra-se um equilíbrio, tendo cargas também entre Espanha, Itália e Alemanha. “O feedback que temos recebido é muito positivo. As empresas ficam satisfeitas por existir uma solução gratuita para lhes resolver as suas necessidades de transporte, e mostram-se muito satisfeitas com o funcionamento da plataforma”, conta Hugo.