Modelo de Simulação para Processos Produtivos e Logísticos Otimizados

A simulação permite testar cenários, identificar gargalos, analisar desempenho, ajustar parâmetros e tomar decisões baseadas em dados, resultando em maior eficiência operacional e redução de custos. Iremos apresentar um modelo de simulação para otimizar processos de produção e logística, utilizando modelos 3D padrão da Bosch e KPI’s predefinidos. 

Sobre o Tiago Sacchetti:

Com uma carreira global, liderou projetos industriais em três continentes, com foco na gestão de operações de produção, logística e otimização de processos industriais. Especialista em industrialização, digitalização e formação lean, hoje lidera o negócio de consultoria industrial da Bosch em Portugal e Espanha, motivado pela eficiência e inovação.

Humanlogistics – o lado humano da Intralogística

Num cenário de escassez de mão de obra nas operações, é fundamental aumentar a produtividade das equipas operacionais, por redução da fadiga e lesões dos operadores, potenciando a sua longevidade na operação.

A utilização de tecnologias avançadas para avaliar tarefas e processos operacionais permite implementar estratégias para reduzir o absentismo e o turnover das equipas, bem como os impactos negativos que acarretam nos custos de overtime e nos níveis de serviço.  

Sobre a Gisela:

A Gisela Santos é Diretora da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI e profissional experiente em Supply Chain Management e Gestão de Operações, dedicando-se à atividade de Consultoria há cerca de 20 anos. Possui ainda experiência prévia de trabalho e direção em empresas industriais e de serviços.

Sobre a Nilza:

Nilza Ramião é coordenadora da área de Biomecânica e Saúde no INEGI, doutorada em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e formada em Gestão pela Porto Business School. Com uma ampla experiência em projetos de inovação no setor da saúde – participou de mais de 30 nacionais e europeus – especializou-se em áreas emergentes, como inteligência artificial, ergonomia e metodologias voltadas para os fatores humanos com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da indústria.

“Do Armazém à Estratégia” O Impacto do WMS e da Análise de Dados na Logística Moderna

 

Os responsáveis de logística da Artevasi vão demonstrar o antes e depois da implementação de algumas ferramentas que foram auxiliares preciosos no seu dia-a-dia, dando-lhes um controlo total sobre todas as fases do processo produtivo e logístico, permitindo obter dados fidedignos sobre produtividade e desempenhos e facilitando a tomada de decisão.

Sobre o Pedro Alves:

O Pedro Alves tem 37 anos e antes de ser diretor logístico da Artevasi, passou anteriomente por empresas como a Enceradora R3A e a Globalmate.

Sobre o André Ferreira:

André Ferreira tem 34 anos e profissionalmente já passou pelo departamento de informática da CINCA: pelo armazém logístico do Grupo DIA e pelo departamento logístico da EDP Renováveis (Barragem Castelo Bode) antes de ser diretor logístico da Artevasi. 

Agilização e automatização de fluxos internos

Óscar Lopes vai estar na terceira edição da conferência INTRALOGÍSTICA para falar sobre “Agilização e automatização de fluxos internos” na unidade industrial da Horse Aveiro (ex Renault Cacia).

Sobre o Óscar Lopes:

Licenciado em Engenharia Mecânica, desempenha funções como Organizador de Exploração de Fluxos Logísticos no departamento DLI da Horse Aveiro desde 2023. Nos últimos anos desempenhou funções de Assembly Process Engineer e Process Continuous na unidade de produção da Horse Aveiro.

Transformação e Centralização de Supply Chain da Leroy Merlin Portugal

 

Jorge vem apresentar a transformação e evolução da supply chain da Leroy Merlin Portugal nos últimos 5 anos, os desafios, as oportunidades geradas e os impactos da centralização da supply chain no serviço prestado às Lojas e aos Clientes Leroy Merlin.

 

Sobre o Jorge Martins:

Ao longo dos mais de 20 anos de experiência no setor logístico teve a oportunidade de representar alguns dos maiores e mais importantes operadores logísticos nacionais. Desempenhou funções de Solutions Design, Key Account Manager e Project Manager, tendo participado na gestão e implementação de mais de 50 projetos e soluções logísticas para as maiores empresas nacionais e multinacionais, dos mais diversos setores de atividade.

Em Julho de 2023 aceitou o desafio da Leroy Merlin para integrar a equipa de projeto do novo Centro de Distribuição Nacional, onde atualmente é Responsável Técnico.

Como tirar proveito de AI e Advanced Analytics para maximizar eficiência logística?

Através de um conjunto de casos práticos, o Horácio vai mostrar em que áreas diferentes técnicas de AI e de Advanced Analytics podem ajudar as empresas a tomar melhores decisões. O objetivo é inspirar os participantes a procurar casos de uso dentro das suas organizações que permitam reagir àquilo que já está a ser praticado pelos líderes no setor, evitando ficar para trás a nível de eficiência operacional.

 

Sobre o Horácio Neri:

Começou a carreira na área da investigação operacional no INESC TEC, com foco em temas de planeamento e escalonamento. Posteriormente, continuou  o percurso na LTPLabs, aprofundando os conhecimentos em analítica preditiva e prescritiva, colaborando com diversos sectores como FMCG, retalho e distribuição. Nos últimos anos tem desempenhado funções de gestão de projetos analíticos, garantindo o alinhamento entre os modelos de AI e AA desenvolvidos e as necessidades reais de negócio das organizações com que colabora.

Da Golegã para o Mundo

A Golegã, conhecida como a “terra dos cavalos”, é também o berço da Casa Mendes Gonçalves, que alia dedicação e inovação para se destacar no cenário nacional e internacional. Esse sucesso é sustentado por uma operação logística eficiente, essencial para levar a excelência da Golegã para o mundo.

 

Sobre a Sofia Pereira:

Sofia Pereira é uma profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial e logística, atuando principalmente na indústria alimentar e destacando-se pela liderança de equipas multidisciplinares.

Transformação Logística: O Caso Real da Twintex na Automação de Armazéns

Esta apresentação abordará os benefícios estratégicos do armazenamento automático, destacando o caso de sucesso da Twintex com a implementação da VRC Warehouse Technologies. O armazém inteligente impulsionou as operações da empresa, promovendo eficiência, sustentabilidade e inovação. A análise deste caso será apresentada com base em três perspetivas complementares: a visão estratégica da alta chefia, que liderou a decisão e acompanhou o impacto no negócio; a experiência prática de um membro da operação, que vivencia o dia a dia com o sistema automatizado; e o olhar da embaixadora de sustentabilidade, que destaca os avanços em práticas sustentáveis alcançados com a nova abordagem.

 

Sobre a Carolina:

Carolina Galeão Figueiras é Diretora de Marketing na VRC Warehouse Technologies, uma empresa de referência em soluções de logística e automação de armazéns, com forte presença na Península Ibérica e na América Latina. Com uma carreira sólida em marketing e desenvolvimento de negócios, Carolina desempenhou papéis-chave na expansão de empresas em mercados globais, promovendo a inovação e a transformação digital em diferentes setores.

Inovação em automação e robótica para operações de retalho.

A MC Sonae tem-se posicionado na vanguarda do setor do retalho no codesenvolvimento e adoção de soluções inovadoras de automação e robótica colaborativa não só nos entrepostos (armazéns) mas também nas lojas (retaguarda) e até nas operações de frente de loja e assistência ao cliente.

Sobre o Marlos Silva:

Marlos Silva acumula mais 20 anos de experiência em inovação, atuando em cargos de liderança em órgãos governamentais, universidades, start-ups, grandes corporações e clusters, além de empreendedor e consultor. Atualmente lidera o departamento de I&D e Inovação da MC Sonae, liderando uma equipa que gere anualmente cerca de 35 M€ de investimento em projetos de I&D+I envolvendo subholdings do grupo em projetos colaborativos em áreas desde biomateriais a inovação alimentar, robótica, logística inteligente, energia limpa e transformação digital. 

 

 A IA aplicada à análise

Fernando Silva, Project Manager Iberia e José Correia, Gestor de Projectos Ibéria são da Arvato Systems e na conferência Intralogística vão apresentar uma inovadora solução de inteligência artificial da Arvato que permite a qualquer utilizador criar análises avançadas e dashboards personalizados de forma simples e intuitiva. Esta apresentação é um convite para otimizar as suas operações logísticas, identificar oportunidades de melhoria e transformar os seus dados em decisões estratégicas, com rapidez e precisão.

Fernando Silva

José Correia

O futuro da cadeia de abastecimento: desafios, áreas de investimento e soluções tecnológicas

A Luís Simões deu um novo passo no seu desenvolvimento ao escolher o WMS de Reflex para otimizar a gestão dos seus 58 centros logísticos e de cross-docking na Península Ibérica. A solução permitirá novas estratégias para melhorar os processos e fluxos logísticos, ao mesmo tempo que integra tecnologias de ponta como AGV, megaloads e sistemas pick-to-light para racionalizar a recolha de encomendas e aumentar a eficiência. Em destaque vai estar a forma como esta parceria vai permitir ao operador logístico melhorar a eficácia e a fiabilidade das suas operações, dotando-se dos meios necessários para se adaptar rapidamente e de forma autónoma à evolução das necessidades dos seus clientes.

António Fernandes 

Sérgio Cuadrado

CONTACTOS

Filipe Barros, Executive Manager
filipe.barros@supplychainmagazine.pt

+351 936 171 445

Samantha Casas, Sales Manager
samantha.casas@supplychainmagazine.pt

+351 910 501 018

Dora Assis, Events & Content Manager
dora.assis@supplychainmagazine.pt

+351 918 946 422

 

Inscrições

Juliana Castro, Project Manager
juliana.castro@supplychainmagazine.pt

+351 210 499 074

Os participantes que queiram ficar instalados no Meliá Braga beneficiam de um desconto especial. A reserva de quartos pode ser feita através do email res.melia.braga@meliaportugal.com e indicar o código de reserva SUPCHAIN25.

O Meliá Braga dispõe de parque exterior gratuito e também de uma garagem paga, com valores que podem ser consultados no site do hotel.