Estou verde de tanto GREEN!
Os temas quentes de hoje escrevem-se com cores frias e a sociedade está a trabalhar “arduamente em prol do GREEN e da proteção do ambiente”, sem que o problema, ou a sua resolução, interfira muito com as suas necessidades enquanto sociedade - estamos perante um...
Será desta que o investimento na ferrovia passa das intenções à execução?
Há décadas que, em Portugal, se discute um maior investimento na ferrovia e na nossa ligação à Europa através deste meio. O atual Governo elegeu este investimento como uma prioridade. Será desta que o país evolui nesse sentido? O transporte rápido interno e externo de...
“A única constante é a mudança”
"A única constante é a mudança", expressão preconizada pelo filósofo Heraclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C.), é tão válida hoje como no seu tempo. De facto, se pensarmos nas mudanças vertiginosas que se tem vindo a assistir no mundo, nas sociedades, e nos modelos de...
O futuro é uma label: Made in Africa
Estou perfeitamente convencido que o futuro da Supply Chain na Europa será a alteração do “Made in”, de “Made in Asia” para “Made in Africa”. Porquê o “Made in Africa”? África é maior do que a junção da Europa com os EUA e a China; a idade média de um Europeu estará...
Fomentar o conhecimento incrementando competências (em logística)
Da Cimeira do Porto, ao projeto Reskilling 4 Employment (R4E) e a parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES). A logística é baseada numa confluência de fatores que permitem responder às mais diversas necessidades, sejam elas de mercado, ou poderemos...
Como uma estratégia de compras rentabiliza o negócio e protege contra imprevistos
O termo procurement identifica uma atividade que, em português, normalmente traduzimos como "aquisição” ou "aprovisionamento”. Engana-se, porém, quem pensa que o procurement se limita à aquisição e pagamento de bens ou serviços. Desde a cotação, avaliação e seleção de...
Irá ser (mais) um novo recomeço…
O fim (da pandemia) irá certamente representar o início de um novo ciclo (económico). Para muitas empresas o curto prazo irá representar um novo recomeço, e se o que Portugal faz, faz bem, caberá em grande parte às PME portuguesas reverem de forma transversal as suas...
Autonomático ®
O ® em título é minha provocação - “como sempre”, dizem os meus queridos (arqui-)inimigos. Lembro-me de ter passado esta palavra a “terreiro” há mais de dois anos, num evento em que participei. Se foi inventada por mim? Hum… não sei, presumo que não. De certeza que...
Onde Comprar? Que mercados?
Muitas empresas, quando iniciam o seu processo de internacionalização, tendencialmente acabam por querer alterar os seus custos e produção. Esta procura de novos fornecedores vem da necessidade de tornar o preço final do seu produto mais competitivo ou para aumentar a...
Vamos chamar-lhe: Logística Vertical
A crise pandémica e o recente incidente no Canal do Suez mostraram-nos o quão frágeis podem ser as cadeias de abastecimento, para resolver os problemas de abastecimento de componentes e matérias primas, será necessário um back to the drawing board, por forma a que os...
Supply Chain: de A.C. (Antes do Covid-19) a D.C. (Depois do Covid-19)
Até então, todos nós não valorizávamos o processo logístico, isto é, os bastidores da cadeia de abastecimento e sendo estes cruciais em toda a transação de bens e serviços. Assim sendo, tornávamos tudo isto como um dado adquirido, uma vez que as operações estavam...
Desafios da logística para a competitividade das empresas
O ano de 2020 impulsionou a transformação digital do setor da logística e supply chain, como resultado do desenvolvimento do comércio eletrónico, para responder às novas expetativas dos clientes e à reconfiguração e transformação do perfil do consumidor. A Covid-19...
Ferramentas digitais: caminho de futuro para os 3PL
Vivemos num mundo novo, com novas exigências da parte dos consumidores, que obrigam a uma rápida adaptação por parte das empresas. A Supply Chain será cada vez mais técnica e apoiada na tecnologia. Neste cenário, é essencial que os 3PL estejam dotados das ferramentas...
Canal do Suez – Atalho que vale milhões
No dia 23-03-2021, o Canal do Suez ficou bloqueado porque um porta-contentores ficou acidentalmente encalhado. A Autoridade Egípcia do Canal, em comunicado, indica que o incidente deveu-se à falta de visibilidade, com ventos de areia na ordem dos 75 Km/h que se faziam...
HOW BIG IS TOO BIG?
Canal do Suez bloqueado há mais de 20 horas (24 de Março de 2021) O navio “Ever Given” do Operador Marítimo Evergreen encalhou esta 3.ª feira, dia 23 de Março, às 0500 LT na passagem do Canal do Suez quando estava em trânsito em direccão a Roterdão (procedente da...
A Colaboração Logística e as Tecnologias para a gestão da entrega na “última milha”
O tema da Colaboração entre os intervenientes de uma cadeia logística passou a estar presente quando se abordam as questões de redução de custos e diminuição da “pegada” ambiental das cadeias de abastecimento. As temáticas de Colaboração entre Distribuidor e...
A carga pronta e metida nos contentores
Ao contrário do que “Contentores” nos diz, não Mudaram todas as cores com a pandemia: a cor do dinheiro permanece a mais relevante no momento de fazer rugir os motores da economia. De cada vez que ouvimos a música dos Xutos & Pontapés dificilmente nos lembramos de...
O sobrecusto logístico vindo da Europa
Ao contrário do petróleo, para o qual o barril de Brent, negociado no mercado de Londres, serve de referência para o cálculo do valor de dois terços de todo o crude produzido a nível mundial, o gás natural não tem propriamente um índice. O que ocorre em relação a esta...
Da disrupção da cadeia logística e do papel do Transitário
O mundo mudou e repensar posicionamentos em mercados e a logística é o mote. A crise pandémica veio colocar a nu a vulnerabilidade do mundo globalizado. A excessiva dependência de mercados longínquos como a China e Índia, a primeira comummente denominada como fábrica...
Evolução económica em momentos de crise
No ano de 546, uma névoa misteriosa cobriu a Europa, o Médio Oriente e parte da Ásia. O sol perdeu o brilho e as temperaturas decresceram 2,5 a 1,5 graus. Nevou na China, na Irlanda não havia pão e a fome alastrou-se por uma boa parte do Globo. O nevoeiro demorou dois...