Finalmente… ou talvez não?
Este boom digital de 2020 tem repercussões globais em todas as operações mundiais, umas positivas e outras negativas. Desde há uns anos tenho vindo a falar no papel relevante dos distribuidores na SUPPLY CHAIN (cadeia de abastecimento) e que se revela de extrema...
Contratos públicos: rumo à fatura eletrónica em tempo de pandemia
Se a pandemia tem, de um modo geral, acelerado a adaptação ao digital, neste caso parece atuar no sentido diametralmente oposto. Pensar na Administração Pública sem o uso de tecnologias é já inconcebível. Desde o lançamento do Programa Simplex, em 2006, que foram...
Alcançar a last mile
Escassez de imóveis adequados poderá condicionar distribuição de comércio online nas grandes áreas metropolitanas. A pandemia de Covid-19 veio aumentar o comércio eletrónico e evidenciar um consumidor cada vez mais exigente no que diz respeito ao serviço e à...
O impacto das cadeias de abastecimento na aquisição de bens, fusão das compras e da logística
A economia global é hoje uma realidade, quer para os cidadãos, quer para as empresas, sejam estas de pequena, média ou grande dimensão. Com base nesta realidade, neste artigo procuro dar a minha visão de como as empresas podem adaptar-se a esta realidade. No caso das...
Lições que a administração pública pode retirar de um processo empresarial como o Sales and Operations Planning para a gestão da vacinação COVID-19
Sales and Operations Planning (SOP) é um processo empresarial de comunicação e tomada de decisão muito utilizado em empresas de alto desempenho em diferentes indústrias, onde é crítico o balanceamento entre a capacidade de produção/abastecimento e a procura desses...
Preparados para 2031?
"Lisboa, 5 de Fevereiro de 2031 Procura-se profissional com as seguintes competências: Flexibilidade cognitiva: tem a capacidade de se adaptar a cenários de mudança constantes e gerir projetos de elevada complexidade, em simultâneo. Literacia digital: desenvolve...
Transporte Digital
O transporte, elemento fundamental das cadeias de transação de bens, está à beira de uma transformação digital que promete mudar a sua realidade e das empresas que saibam explorar o seu potencial. Abordemos então algumas dessas áreas mais promissoras. Condução...
Vencer na crise com as compras
O papel das Compras nas organizações é conhecido, desde a sua operacionalidade até ao impacto que tem nos resultados duma empresa. O processo de compras tem por base os 5 Rs, (“right price, place, quantity, quality & time), como guia orientadora para atingir os...
As tendências na logística e o desafio do e-commerce em 2021
2020 foi um ano repleto de mudanças que levou as empresas a repensar o seu modo de atuação e de gestão logística. No geral, houve uma rápida adaptação das redes de distribuição física de mercadorias e uma vontade das principais cadeias para operarem sem erros. Por...
Construção de vantagem competitiva e resiliência na cadeia de abastecimento
Vantagem competitiva no mundo dos negócios significa possuir atributos que permitam a uma organização superar os concorrentes. Resiliência é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, ultrapassar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas....
Aquela logística subterrânea
Quando, numa casa abastecida energeticamente por gás natural, algum morador liga a torneira com o objetivo de ter água quente ou então decide colocar uma panela ao lume para confecionar a sua refeição, não tem a noção de que cada molécula que está naquele momento a...
Procurement: o leão das organizações?
O tema inevitável do momento é o que já sabemos, Covid-19. Este veio deixar a descoberto como cada um reage às situações mais adversas. Percebemos assim, no meio dessas reações, a importância do procurement nas empresas. Falando de algumas situações em particular que,...
Logística do futuro: automatizar para acrescentar valor
Vivemos tempos difíceis. A pandemia, sendo inesperada, avassaladora e implacável não só em termos sanitários, mas também económicos, obriga por outro lado à necessidade de uma visão optimista, colocando no horizonte e na nossa mente que podemos mudar para alterar o...
Os 3R’s da distribuição da vacina
A chegada, para breve, das novas vacinas contra a infeção por covid-19 tem-nos feito discutir sobre a eficácia dos mecanismos desenvolvidos pelos diferentes laboratórios. Contudo, a verdadeira eficácia de todos estes esforços está tão ligada à vacina como à respetiva...
De 2020 para planear 2021: “AJA, não reAJA!”
Todas as previsões indicam muitas dificuldades económicas no futuro das empresas em Portugal, na Europa e, de forma geral, no mundo. No entanto, acredito que as que souberem, quiserem ou puderem adaptar-se às novas condicionantes do mercado poderão encontrar um novo...
Stocks: uma nova realidade
Até sermos assolados por esta desconcertante pandemia, e, não tenhamos ilusões, sê-lo-emos por muito mais tempo, havia um conjunto de verdades absolutas e universais na logística, sobretudo no que se refere à gestão de stocks. Será que ainda fazem sentido enquanto a...
Eleição de Joe Biden e a promessa de um futuro mais positivo
Os democratas norte-americanos têm todos os motivos para ficarem satisfeitos com a vitória de Joe Biden, que toma possa a 20 de janeiro do próximo ano, depois de ver a sua vitória definitivamente confirmada no passado dia 2 de dezembro. Mais satisfeitos estarão quando...
Procurement – Liderar a saída da crise
De acordo com os dados mais recentes do Banco Mundial, 2020 verá vários indicadores da actividade global atingirem o seu valor mais baixo das últimas 6 décadas. O comércio global e o consumo de petróleo atingirão quebras históricas este ano, a taxa de desemprego...
O contributo da Logística para reduzir o desperdício alimentar
As Cadeias de Abastecimento enfrentam o desafio da crise pandémica que vivemos e que estará ainda presente certamente no próximo biénio, mas outros temas também de dimensão global não podem ficar para trás. O DESPERDÍCIO ALIMENTAR é certamente um dos desafios que na...
O futuro e os resultados estarão do lado dos audazes
Diz-nos o nosso histórico que, os últimos três meses do ano, são meses com muita atividade de marketing e promocional, são meses de pico de vendas e com uma dinâmica incrível na grande maioria dos espaços comerciais. Existem mesmo empresas que efetuam cerca de 90% dos...