O que esperar do departamento de compras pós-COVID19?

O que esperar do departamento de compras pós-COVID19?

O Departamento de Compras evidenciou-se como uma peça estratégica para garantir a competitividade e sobrevivência das empresas. Sendo assim, para os profissionais de Compras conseguirem gerir com êxito este clima de incerteza e instabilidade, para onde devem apontar o...

Sua Empresa está ganhando competitividade pelas inovações em Compras?

Sua Empresa está ganhando competitividade pelas inovações em Compras?

As organizações inovadoras são aquelas que estão constantemente desafiando a si próprias em seus processos, tecnologias, estilo organizacional, etc., para estarem sempre um passo à frente da concorrência. A ideia principal não é simplesmente a velocidade em si do...

Regresso ao “novo normal”: Uma oportunidade?

Regresso ao “novo normal”: Uma oportunidade?

Com tantas incertezas e imprevisibilidades na actual conjuntura social, económica, e sanitária, eis que a pouco e pouco muitos começam a regressar ao local físico de trabalho. Se é certo que as equipas operacionais (fábricas, hospitais, centros de saúde, de...

e-grocery: uma estratégia para a entrega na “última milha”

e-grocery: uma estratégia para a entrega na “última milha”

Em 1916 o Piggy-Wiggly, o primeiro supermercado em livre-serviço, veio permitir uma redução de custos, investimento em preço e o aumento da compra por impulso. Pouco mais de 60 anos depois em Inglaterra, o sistema Videotex possibilitou a realização da primeira...

Estará o futuro da logística nos cacifos inteligentes?

Estará o futuro da logística nos cacifos inteligentes?

A pandemia veio trazer novos obstáculos e necessidades ao setor da logística. Por outro lado, muitas foram as oportunidades que surgiram, tal como o crescimento acentuado do comércio eletrónico, provocado pelo confinamento, que veio reforçar o volume de entregas, e a...

Big data series: supply chain, customer loyalty e big data

Big data series: supply chain, customer loyalty e big data

De acordo com uma investigação publicada pela Kellogg School of Management da Northwestern University, cerca de 15% dos clientes mais leais perfazem entre 50 a 70% do volume de vendas de uma empresa. Este ponto ilustra a importância de criar e desenvolver relações...

Liga dos Campeões na logística e serviço ao cliente

Liga dos Campeões na logística e serviço ao cliente

Uma empresa, quando está no mundo digital, está perante um mercado global e na luta de igual para igual com as multinacionais. E a tecnologia é a sua grande vantagem. Nos últimos meses, à semelhança do que muitos portugueses fizeram, também aproveitei para fazer obras...

Um novo impulso nas relações comerciais entre Portugal e a China (I)

Um novo impulso nas relações comerciais entre Portugal e a China (I)

A criação de uma Câmara de Comércio Portugal-China para PMEs é precisamente para apoiar a larga maioria das empresas portuguesas sobre como ter acesso ao mercado chinês. Em termos globais, a China é um dos mercados com maior potencial; em termos de produção económica,...

Estado de guerra

Estado de guerra

Quando relemos o primeiro Decreto do Estado de Emergência, publicado em Março passado, a primeira ideia é: “estamos em guerra!” E agora, como será o futuro? A pandemia não nos sai da cabeça. É um facto! O quotidiano, pura e simplesmente, não deixa: são as notícias que...

As relações comerciais futuras entre a Europa e o Reino Unido

As relações comerciais futuras entre a Europa e o Reino Unido

Faltam cinco meses para a data limite imposta pelo Reino Unido para chegar a um acordo bilateral com a União Europeia sobre os termos que devem regular a relação futura. O governo de Boris Johnson rejeita requerer uma extensão do período de transição e já se prepara...

Agora temos tempo, não o desperdicemos

Agora temos tempo, não o desperdicemos

A história das pandemias diz-nos que as segundas vagas podem ser mais violentas e duradouras do que o primeiro impacto do vírus. Com muita probabilidade, teremos uma segunda vaga de covid-19 no nosso país e na Europa lá para o outono. Até lá, não sabemos que mutações...

A logística Pós-Covid-19

A logística Pós-Covid-19

No dia 2 de julho, a Euroatla promoveu um Webinar dedicado ao tema "A Logística Pós-Covid-19". O mundo que conhecíamos já não será o mesmo. A pandemia que faz parte do mundo desde Janeiro de 2020 e em Portugal desde Março 2020 teima a dar tréguas. Em todo o mundo sem...

Oportunidades para o outsourcing logístico na crise pandémica

Oportunidades para o outsourcing logístico na crise pandémica

Quando ocorrem estes acontecimentos de elevado impacto, as cadeias de abastecimento enfrentam um desafio único para manter as suas operações em níveis aceitáveis. Mas mesmo em acontecimentos tão disruptivos como os que vivemos, poderá haver oportunidades para o...

VUCA ou VUCAH: o que se segue?

VUCA ou VUCAH: o que se segue?

Até há poucos meses atrás já vivíamos num mundo VUCA onde imperava a volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade e, agora estamos a viver num cenário VUCAH onde predomina a volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade, hiperconetividade. Estou convicta...

Ignorância

Ignorância

Infelizmente quando anunciarem “qual será a palavra do ano® em Portugal?” em 2020, haverá uma disputa entre covid-19, corona ou pandemia. No entanto, para mim enquanto cidadão a palavra do ano 2020 já está escolhida, será a palavra ignorância. Começo por afirmar que...

Gestão de compras em tempos de crise

Gestão de compras em tempos de crise

Fazer a gestão de compras em tempos de crise não é fácil. É verdade que o cenário atual tem deixado muitas empresas alerta e, com isto, inúmeras questões começam a surgir. Que medidas são necessárias para que não falte fornecimento, em tempos de crise? O que deve ser...

Economia colaborativa na última milha: oportunidade ou risco?*

Economia colaborativa na última milha: oportunidade ou risco?*

Em tempos de confinamento forçado que vive o consumidor por causa da crise do coronavírus, o e-commerce (principalmente de alimentos) observa um claro e marcado crescimento. Segundo constata o Dr. Guillem Sanz, desde 21 de Março, as vendas do canal têm aumentado...

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