Supply Chain: novas culturas, novas lideranças
Os sectores da logística e dos transportes têm registado, na última década, uma transformação profunda nos seus processos de gestão e modelos operativos. Os modelos mais complexos e integrados de supply chain, em que o foco passa a ser toda a cadeia de valor –...
Poderão as dark store diminuir os custos de atendimento no canal online?
Com os vários confinamentos, a limitação de horários de abertura de lojas e a limitação do número de clientes no interior das lojas físicas, as maiores insígnias do retalho mundial estão a abrir espaços físicos no interior das grandes cidades, ou mesmo a transformar...
Os fornecedores são como o papel higiénico…
...Só sentimos falta quando não temos! Em Portugal, regra generalizada, tratamos muito mal os nossos fornecedores. Não temos noção de que sem eles nada é possível na nossa empresa. Não é possível fabricar nada sem os fornecedores de matéria-prima, sem os fornecedores...
“Mais rápido. Mais barato. Mais verde.” – Um mantra para o futuro do Last Mile Delivery.
Nos últimos meses, com períodos de confinamento alargados um pouco por todo o mundo e com restrições a afectarem a abertura das lojas de retalho, o e-commerce, e com ele as entregas de last mile, tiveram um crescimento (para não dizer explosão) exponencial. Esta...
O que eu aprendi sobre a gestão de equipas remotas – Parte II
Nota: No âmbito da minha recém-terminada Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Talentos, na Nova School of Business & Economics, um dos trabalhos individuais que submeti para avaliação (em Janeiro de 2020) era sobre a gestão de equipas remotas. Este é um tópico que...
Entre o Estreito e o Canal
Convenção de Montreux é um tratado que permite à Turquia a gestão do Estreito de Bósforo desde 1936, de forma a assegurar a navegação livre do Estreito, ao que parece este conceito de “livre” está prestes a terminar, uma vez que até agora a Turquia não cobra qualquer...
O presente é Digital, o futuro é Smart
A mudança já é uma constante na indústria marítima e portuária que está mais uma vez à beira de uma nova era impulsionada pelo aumento da digitalização e da inovação e potenciada pelos dados disponíveis. É algo natural, que devido à morfologia de nosso planeta, a...
Como a Digitalização melhora a transparência das empresas nas cadeias de distribuição
Durante 25 anos, a JAGGAER acompanhou empresas e organizações no seu caminho para a excelência nos seus processos de compra, mas é, nestes últimos anos, que se tem vindo a denotar as vantagens da digitalização nas empresas, as suas mais recentes inovações e as...
Um mar de ferro
O futuro é o contentor digital, mas isso é o futuro, não é o presente. No presente temos o aumento da população mundial e o crescimento do mercado global a bater recordes atrás de recordes de importações/exportações, conceções, taxa de passagem, etc., tudo graças ao...
Escolha as paletes pela sustentabilidade, não pela cor
A sustentabilidade é cada vez mais um factor de diferenciação para quem tem de escolher um parceiro de negócio. É verdade que hoje os temas da sustentabilidade, como a redução da pegada de carbono, o impacto ambiental e a diminuição das emissões de carbono, estão na...
Soluções de segurança com Inteligência Artificial no retalho: o que veio para ficar?
A pandemia originou um incremento de novas e inovadoras soluções de segurança aplicadas ao retalho. Quando complementados com Inteligência Artificial (IA), estes sistemas possibilitaram não só a proteção de pessoas e bens, mas também a criação de novas medidas de...
O que eu aprendi sobre a gestão de equipas remotas I
Nota: No âmbito da minha recém-terminada Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Talentos, na Nova School of Business & Economics, um dos trabalhos individuais que submeti para avaliação (em Janeiro de 2020) era sobre a gestão de equipas remotas. Este é um tópico que...
O futuro é agora e vai ser elétrico
A médio prazo, ou talvez mesmo já no curto prazo, o sector dos transportes rodoviários irá sofrer uma fortíssima mudança com o gigantesco impacto que as baterias automóveis e o hidrogénio irão promover como alternativas primárias de energia combustível. O mundo e os...
O aquecimento global faz luz a Norte
Apesar do infortúnio do aquecimento global e das suas consequências, a Rússia, pela voz do próprio Presidente Vladimir Putin, vê o copo meio cheio e promove a rota marítima a norte, pois o aumento da temperatura média dos oceanos impede a formação de gelo durante mais...
Os dez mitos do procurement
Mito. Dizem os melhores dicionários que se trata de uma narrativa fabulosa, geralmente assustadora, transmitida oralmente, e que é percecionada como se de um fenómeno verdadeiro se tratasse. Não sendo real, simboliza uma generalidade que é transmitida como tal e, como...
Métricas para medir a eficiência do processo de compras da sua empresa
Olá, caros leitores, no artigo de hoje iremos tratar da evolução do departamento de compras da sua empresa. Aquele modelo antigo de departamento de compras, onde o comprador é apenas um “fazedor de pedido” já não suporta mais as necessidades das empresas modernas e as...
Estou verde de tanto GREEN!
Os temas quentes de hoje escrevem-se com cores frias e a sociedade está a trabalhar “arduamente em prol do GREEN e da proteção do ambiente”, sem que o problema, ou a sua resolução, interfira muito com as suas necessidades enquanto sociedade - estamos perante um...
Será desta que o investimento na ferrovia passa das intenções à execução?
Há décadas que, em Portugal, se discute um maior investimento na ferrovia e na nossa ligação à Europa através deste meio. O atual Governo elegeu este investimento como uma prioridade. Será desta que o país evolui nesse sentido? O transporte rápido interno e externo de...
“A única constante é a mudança”
"A única constante é a mudança", expressão preconizada pelo filósofo Heraclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C.), é tão válida hoje como no seu tempo. De facto, se pensarmos nas mudanças vertiginosas que se tem vindo a assistir no mundo, nas sociedades, e nos modelos de...
O futuro é uma label: Made in Africa
Estou perfeitamente convencido que o futuro da Supply Chain na Europa será a alteração do “Made in”, de “Made in Asia” para “Made in Africa”. Porquê o “Made in Africa”? África é maior do que a junção da Europa com os EUA e a China; a idade média de um Europeu estará...