Os 3R’s da distribuição da vacina
A chegada, para breve, das novas vacinas contra a infeção por covid-19 tem-nos feito discutir sobre a eficácia dos mecanismos desenvolvidos pelos diferentes laboratórios. Contudo, a verdadeira eficácia de todos estes esforços está tão ligada à vacina como à respetiva...
De 2020 para planear 2021: “AJA, não reAJA!”
Todas as previsões indicam muitas dificuldades económicas no futuro das empresas em Portugal, na Europa e, de forma geral, no mundo. No entanto, acredito que as que souberem, quiserem ou puderem adaptar-se às novas condicionantes do mercado poderão encontrar um novo...
Stocks: uma nova realidade
Até sermos assolados por esta desconcertante pandemia, e, não tenhamos ilusões, sê-lo-emos por muito mais tempo, havia um conjunto de verdades absolutas e universais na logística, sobretudo no que se refere à gestão de stocks. Será que ainda fazem sentido enquanto a...
Eleição de Joe Biden e a promessa de um futuro mais positivo
Os democratas norte-americanos têm todos os motivos para ficarem satisfeitos com a vitória de Joe Biden, que toma possa a 20 de janeiro do próximo ano, depois de ver a sua vitória definitivamente confirmada no passado dia 2 de dezembro. Mais satisfeitos estarão quando...
Procurement – Liderar a saída da crise
De acordo com os dados mais recentes do Banco Mundial, 2020 verá vários indicadores da actividade global atingirem o seu valor mais baixo das últimas 6 décadas. O comércio global e o consumo de petróleo atingirão quebras históricas este ano, a taxa de desemprego...
O contributo da Logística para reduzir o desperdício alimentar
As Cadeias de Abastecimento enfrentam o desafio da crise pandémica que vivemos e que estará ainda presente certamente no próximo biénio, mas outros temas também de dimensão global não podem ficar para trás. O DESPERDÍCIO ALIMENTAR é certamente um dos desafios que na...
O futuro e os resultados estarão do lado dos audazes
Diz-nos o nosso histórico que, os últimos três meses do ano, são meses com muita atividade de marketing e promocional, são meses de pico de vendas e com uma dinâmica incrível na grande maioria dos espaços comerciais. Existem mesmo empresas que efetuam cerca de 90% dos...
A gestão documental no sector dos transportes e logística
O cenário com o qual nos deparamos atualmente trouxe inúmeros desafios a todos, em especial às organizações que, de um dia para o outro, e devido à pandemia provocada pela COVID-19, viram-se obrigadas a estabelecer um Plano B para dar continuidade aos seus negócios e...
Procurement: Tudo para uma gestão logística mais eficiente
Se até há pouco tempo muitas empresas não tinham um processo de compras estruturado, hoje já se verifica uma crescente adesão a métodos logísticos mais eficientes, existindo cada vez mais empresas a apostar na otimização do processo de compra. Procurement e o impacto...
Pandemia leva o retalho a adotar a cloud para estar online, mas os desafios são enormes
A COVID-19 obrigou muitos retalhistas a fechar as suas lojas por períodos alargados de tempo, o que, combinado com a crescente relutância das pessoas em visitar lojas aquando a sua abertura, fez com que os retalhistas procurassem investir no e-commerce. Esta foi uma...
Recrutamento Especializado
Vou seguir a tendência e escrever a palavra resiliente! Está na moda e parece ser uma das palavras que melhor encaixa para definir alguém que trabalha em logística. Ter capacidade de resiliência. Conseguir superar problemas, gerir a pressão constante e tantas outras...
Market intelligence em PME’s: Quando o pouco se torna muito
O conceito de market intelligence baseia-se no conhecimento total do mercado. Aposta no conhecimento dos dados do mercado, do produto, dos concorrentes e dos dados internos de cada empresa. Ou seja, numa verdadeira visão 360º do negócio. Esta é uma das tendências...
Uma crise económica está definitivamente instalada
As projeções mais pessimistas apontam para uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, no conjunto deste ano, próxima dos 10%, com o Governo português a apontar para uma quebra entre os 7% e os 7,5%. Já a dívida pública, estima o Governo, deverá ficar nos...
Tecnologia: O maior aliado de organizações competitivas
Disruptivo. Esta é, a nível global, uma das palavras mais utilizadas para caracterizar o presente ano e os desafios trazidos pela pandemia que teima em não nos deixar e até, neste momento, em recrudescer. Disrupção significa rasgar, romper e, no limite, destruir. A...
O que esperar do departamento de compras pós-COVID19?
O Departamento de Compras evidenciou-se como uma peça estratégica para garantir a competitividade e sobrevivência das empresas. Sendo assim, para os profissionais de Compras conseguirem gerir com êxito este clima de incerteza e instabilidade, para onde devem apontar o...
Sua Empresa está ganhando competitividade pelas inovações em Compras?
As organizações inovadoras são aquelas que estão constantemente desafiando a si próprias em seus processos, tecnologias, estilo organizacional, etc., para estarem sempre um passo à frente da concorrência. A ideia principal não é simplesmente a velocidade em si do...
Regresso ao “novo normal”: Uma oportunidade?
Com tantas incertezas e imprevisibilidades na actual conjuntura social, económica, e sanitária, eis que a pouco e pouco muitos começam a regressar ao local físico de trabalho. Se é certo que as equipas operacionais (fábricas, hospitais, centros de saúde, de...
e-grocery: uma estratégia para a entrega na “última milha”
Em 1916 o Piggy-Wiggly, o primeiro supermercado em livre-serviço, veio permitir uma redução de custos, investimento em preço e o aumento da compra por impulso. Pouco mais de 60 anos depois em Inglaterra, o sistema Videotex possibilitou a realização da primeira...
Estará o futuro da logística nos cacifos inteligentes?
A pandemia veio trazer novos obstáculos e necessidades ao setor da logística. Por outro lado, muitas foram as oportunidades que surgiram, tal como o crescimento acentuado do comércio eletrónico, provocado pelo confinamento, que veio reforçar o volume de entregas, e a...
Big data series: supply chain, customer loyalty e big data
De acordo com uma investigação publicada pela Kellogg School of Management da Northwestern University, cerca de 15% dos clientes mais leais perfazem entre 50 a 70% do volume de vendas de uma empresa. Este ponto ilustra a importância de criar e desenvolver relações...