Logística pós-pandemia: Que dinâmicas esperar de um setor em disrupção
As empresas do setor logístico deparam-se com desafios e incertezas significativas e, portanto, também oportunidades, num negócio que até março passado era pautado pela eficiência e onde agora a resiliência é dimensão igualmente crítica. No contexto atual de forte...
Liga dos Campeões na logística e serviço ao cliente
Uma empresa, quando está no mundo digital, está perante um mercado global e na luta de igual para igual com as multinacionais. E a tecnologia é a sua grande vantagem. Nos últimos meses, à semelhança do que muitos portugueses fizeram, também aproveitei para fazer obras...
Um novo impulso nas relações comerciais entre Portugal e a China (I)
A criação de uma Câmara de Comércio Portugal-China para PMEs é precisamente para apoiar a larga maioria das empresas portuguesas sobre como ter acesso ao mercado chinês. Em termos globais, a China é um dos mercados com maior potencial; em termos de produção económica,...
Estado de guerra
Quando relemos o primeiro Decreto do Estado de Emergência, publicado em Março passado, a primeira ideia é: “estamos em guerra!” E agora, como será o futuro? A pandemia não nos sai da cabeça. É um facto! O quotidiano, pura e simplesmente, não deixa: são as notícias que...
Janela Única Logística: um projeto inovador rumo à liderança dos processos de digitalização
A JUL é composta por um vasto conjunto de soluções tecnológicas concebidas e desenvolvidas para aumentar a eficiência e a competitividade de todo o setor portuário nacional. Acompanhei os trabalhos de implementação da Janela Única Portuária (JUP) desde 2008; assumi,...
As relações comerciais futuras entre a Europa e o Reino Unido
Faltam cinco meses para a data limite imposta pelo Reino Unido para chegar a um acordo bilateral com a União Europeia sobre os termos que devem regular a relação futura. O governo de Boris Johnson rejeita requerer uma extensão do período de transição e já se prepara...
Agora temos tempo, não o desperdicemos
A história das pandemias diz-nos que as segundas vagas podem ser mais violentas e duradouras do que o primeiro impacto do vírus. Com muita probabilidade, teremos uma segunda vaga de covid-19 no nosso país e na Europa lá para o outono. Até lá, não sabemos que mutações...
A logística Pós-Covid-19
No dia 2 de julho, a Euroatla promoveu um Webinar dedicado ao tema "A Logística Pós-Covid-19". O mundo que conhecíamos já não será o mesmo. A pandemia que faz parte do mundo desde Janeiro de 2020 e em Portugal desde Março 2020 teima a dar tréguas. Em todo o mundo sem...
Oportunidades para o outsourcing logístico na crise pandémica
Quando ocorrem estes acontecimentos de elevado impacto, as cadeias de abastecimento enfrentam um desafio único para manter as suas operações em níveis aceitáveis. Mas mesmo em acontecimentos tão disruptivos como os que vivemos, poderá haver oportunidades para o...
VUCA ou VUCAH: o que se segue?
Até há poucos meses atrás já vivíamos num mundo VUCA onde imperava a volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade e, agora estamos a viver num cenário VUCAH onde predomina a volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade, hiperconetividade. Estou convicta...
DURANTE E PÓS-COVID: 8 DICAS PARA O SUCESSO ASSENTE EM PARCERIAS COM FORNECEDORES
Desde o meu primeiro artigo, aqui na Supply Chain Magazine, que tenho focado a análise nos essenciais da logística. Desde então, podemos mesmo dizer que o mundo mudou. Uma pandemia, que a todos apanhou de surpresa, veio mudar para sempre muitos dos conceitos que...
Ignorância
Infelizmente quando anunciarem “qual será a palavra do ano® em Portugal?” em 2020, haverá uma disputa entre covid-19, corona ou pandemia. No entanto, para mim enquanto cidadão a palavra do ano 2020 já está escolhida, será a palavra ignorância. Começo por afirmar que...
Gestão de compras em tempos de crise
Fazer a gestão de compras em tempos de crise não é fácil. É verdade que o cenário atual tem deixado muitas empresas alerta e, com isto, inúmeras questões começam a surgir. Que medidas são necessárias para que não falte fornecimento, em tempos de crise? O que deve ser...
Economia colaborativa na última milha: oportunidade ou risco?*
Em tempos de confinamento forçado que vive o consumidor por causa da crise do coronavírus, o e-commerce (principalmente de alimentos) observa um claro e marcado crescimento. Segundo constata o Dr. Guillem Sanz, desde 21 de Março, as vendas do canal têm aumentado...
COVID-19: UMA OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS E PAÍS APOSTAREM NUMA ECONOMIA MAIS SÓLIDA
No momento em que escrevo esta minha primeira contribuição para a Supply Chain Magazine, o país e o mundo vivem um momento de crise não previsto e que tem vindo a criar um panorama de exceção na vida das pessoas e das empresas. Na História Mundial, já tivemos mais de...
Future of sourcing
É hoje claro para as organizações que a correlação entre a introdução de tecnologia e os resultados do negócio é cada vez maior, por este motivo o sourcing de tecnologia é um aspeto crítico para a transformação digital e representa uma das principais preocupações das...
Como reduzir a nova “pressão” de custos com a Logística
As mudanças nos hábitos de compra, o comportamento do consumidor na visita à loja e seu efeito no mix de venda, o investimento em equipamento de proteção e de higienização dos espaços e seu impacto na estrutura de custos e linha final do resultado, fazem parte duma...
Compras públicas e recuperação económica
A digitalização das empresas e do Estado em Portugal tem sido uma aposta nos últimos anos, o que faz com que a infraestrutura de telecomunicações hoje existente no país seja das mais avançadas da Europa. Portugal é, reconhecidamente, um território que adere com...
Covid-19, blockchain, cripto e máscaras… muitas máscaras e outro material médico
Até há bem pouco tempo, Corona era uma cerveja mexicana que se bebia com lima no gargalo, ou um jogador do FCP – dependente da nossa escolha. Muitos de nós pensavam no que fazer na Páscoa, nas dietas pré-época balnear, ou na reta final do campeonato, no Euro 2020, nas...
A pirâmide inverteu-se, o icebergue fez o pino e os retalhistas saltaram da cadeira!
Primeiro estranharam, depois adaptaram-se… A crise que nos assolou chegou silenciosamente e levou milhões de pessoas às compras. O retalho respondeu com prontidão e eficiência, como é seu apanágio ou não fosse uma das áreas de negócio mais competitivas, maduras e...