Market intelligence em PME’s: Quando o pouco se torna muito
O conceito de market intelligence baseia-se no conhecimento total do mercado. Aposta no conhecimento dos dados do mercado, do produto, dos concorrentes e dos dados internos de cada empresa. Ou seja, numa verdadeira visão 360º do negócio. Esta é uma das tendências...
Uma crise económica está definitivamente instalada
As projeções mais pessimistas apontam para uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, no conjunto deste ano, próxima dos 10%, com o Governo português a apontar para uma quebra entre os 7% e os 7,5%. Já a dívida pública, estima o Governo, deverá ficar nos...
Tecnologia: O maior aliado de organizações competitivas
Disruptivo. Esta é, a nível global, uma das palavras mais utilizadas para caracterizar o presente ano e os desafios trazidos pela pandemia que teima em não nos deixar e até, neste momento, em recrudescer. Disrupção significa rasgar, romper e, no limite, destruir. A...
O que esperar do departamento de compras pós-COVID19?
O Departamento de Compras evidenciou-se como uma peça estratégica para garantir a competitividade e sobrevivência das empresas. Sendo assim, para os profissionais de Compras conseguirem gerir com êxito este clima de incerteza e instabilidade, para onde devem apontar o...
Sua Empresa está ganhando competitividade pelas inovações em Compras?
As organizações inovadoras são aquelas que estão constantemente desafiando a si próprias em seus processos, tecnologias, estilo organizacional, etc., para estarem sempre um passo à frente da concorrência. A ideia principal não é simplesmente a velocidade em si do...
Regresso ao “novo normal”: Uma oportunidade?
Com tantas incertezas e imprevisibilidades na actual conjuntura social, económica, e sanitária, eis que a pouco e pouco muitos começam a regressar ao local físico de trabalho. Se é certo que as equipas operacionais (fábricas, hospitais, centros de saúde, de...
e-grocery: uma estratégia para a entrega na “última milha”
Em 1916 o Piggy-Wiggly, o primeiro supermercado em livre-serviço, veio permitir uma redução de custos, investimento em preço e o aumento da compra por impulso. Pouco mais de 60 anos depois em Inglaterra, o sistema Videotex possibilitou a realização da primeira...
Estará o futuro da logística nos cacifos inteligentes?
A pandemia veio trazer novos obstáculos e necessidades ao setor da logística. Por outro lado, muitas foram as oportunidades que surgiram, tal como o crescimento acentuado do comércio eletrónico, provocado pelo confinamento, que veio reforçar o volume de entregas, e a...
Big data series: supply chain, customer loyalty e big data
De acordo com uma investigação publicada pela Kellogg School of Management da Northwestern University, cerca de 15% dos clientes mais leais perfazem entre 50 a 70% do volume de vendas de uma empresa. Este ponto ilustra a importância de criar e desenvolver relações...
Logística pós-pandemia: Que dinâmicas esperar de um setor em disrupção
As empresas do setor logístico deparam-se com desafios e incertezas significativas e, portanto, também oportunidades, num negócio que até março passado era pautado pela eficiência e onde agora a resiliência é dimensão igualmente crítica. No contexto atual de forte...
Liga dos Campeões na logística e serviço ao cliente
Uma empresa, quando está no mundo digital, está perante um mercado global e na luta de igual para igual com as multinacionais. E a tecnologia é a sua grande vantagem. Nos últimos meses, à semelhança do que muitos portugueses fizeram, também aproveitei para fazer obras...
Um novo impulso nas relações comerciais entre Portugal e a China (I)
A criação de uma Câmara de Comércio Portugal-China para PMEs é precisamente para apoiar a larga maioria das empresas portuguesas sobre como ter acesso ao mercado chinês. Em termos globais, a China é um dos mercados com maior potencial; em termos de produção económica,...
Estado de guerra
Quando relemos o primeiro Decreto do Estado de Emergência, publicado em Março passado, a primeira ideia é: “estamos em guerra!” E agora, como será o futuro? A pandemia não nos sai da cabeça. É um facto! O quotidiano, pura e simplesmente, não deixa: são as notícias que...
Janela Única Logística: um projeto inovador rumo à liderança dos processos de digitalização
A JUL é composta por um vasto conjunto de soluções tecnológicas concebidas e desenvolvidas para aumentar a eficiência e a competitividade de todo o setor portuário nacional. Acompanhei os trabalhos de implementação da Janela Única Portuária (JUP) desde 2008; assumi,...
As relações comerciais futuras entre a Europa e o Reino Unido
Faltam cinco meses para a data limite imposta pelo Reino Unido para chegar a um acordo bilateral com a União Europeia sobre os termos que devem regular a relação futura. O governo de Boris Johnson rejeita requerer uma extensão do período de transição e já se prepara...
Agora temos tempo, não o desperdicemos
A história das pandemias diz-nos que as segundas vagas podem ser mais violentas e duradouras do que o primeiro impacto do vírus. Com muita probabilidade, teremos uma segunda vaga de covid-19 no nosso país e na Europa lá para o outono. Até lá, não sabemos que mutações...
A logística Pós-Covid-19
No dia 2 de julho, a Euroatla promoveu um Webinar dedicado ao tema "A Logística Pós-Covid-19". O mundo que conhecíamos já não será o mesmo. A pandemia que faz parte do mundo desde Janeiro de 2020 e em Portugal desde Março 2020 teima a dar tréguas. Em todo o mundo sem...
Oportunidades para o outsourcing logístico na crise pandémica
Quando ocorrem estes acontecimentos de elevado impacto, as cadeias de abastecimento enfrentam um desafio único para manter as suas operações em níveis aceitáveis. Mas mesmo em acontecimentos tão disruptivos como os que vivemos, poderá haver oportunidades para o...
VUCA ou VUCAH: o que se segue?
Até há poucos meses atrás já vivíamos num mundo VUCA onde imperava a volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade e, agora estamos a viver num cenário VUCAH onde predomina a volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade, hiperconetividade. Estou convicta...
DURANTE E PÓS-COVID: 8 DICAS PARA O SUCESSO ASSENTE EM PARCERIAS COM FORNECEDORES
Desde o meu primeiro artigo, aqui na Supply Chain Magazine, que tenho focado a análise nos essenciais da logística. Desde então, podemos mesmo dizer que o mundo mudou. Uma pandemia, que a todos apanhou de surpresa, veio mudar para sempre muitos dos conceitos que...