Ignorância
Infelizmente quando anunciarem “qual será a palavra do ano® em Portugal?” em 2020, haverá uma disputa entre covid-19, corona ou pandemia. No entanto, para mim enquanto cidadão a palavra do ano 2020 já está escolhida, será a palavra ignorância. Começo por afirmar que...
Gestão de compras em tempos de crise
Fazer a gestão de compras em tempos de crise não é fácil. É verdade que o cenário atual tem deixado muitas empresas alerta e, com isto, inúmeras questões começam a surgir. Que medidas são necessárias para que não falte fornecimento, em tempos de crise? O que deve ser...
Economia colaborativa na última milha: oportunidade ou risco?*
Em tempos de confinamento forçado que vive o consumidor por causa da crise do coronavírus, o e-commerce (principalmente de alimentos) observa um claro e marcado crescimento. Segundo constata o Dr. Guillem Sanz, desde 21 de Março, as vendas do canal têm aumentado...
COVID-19: UMA OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS E PAÍS APOSTAREM NUMA ECONOMIA MAIS SÓLIDA
No momento em que escrevo esta minha primeira contribuição para a Supply Chain Magazine, o país e o mundo vivem um momento de crise não previsto e que tem vindo a criar um panorama de exceção na vida das pessoas e das empresas. Na História Mundial, já tivemos mais de...
Future of sourcing
É hoje claro para as organizações que a correlação entre a introdução de tecnologia e os resultados do negócio é cada vez maior, por este motivo o sourcing de tecnologia é um aspeto crítico para a transformação digital e representa uma das principais preocupações das...
Como reduzir a nova “pressão” de custos com a Logística
As mudanças nos hábitos de compra, o comportamento do consumidor na visita à loja e seu efeito no mix de venda, o investimento em equipamento de proteção e de higienização dos espaços e seu impacto na estrutura de custos e linha final do resultado, fazem parte duma...
Compras públicas e recuperação económica
A digitalização das empresas e do Estado em Portugal tem sido uma aposta nos últimos anos, o que faz com que a infraestrutura de telecomunicações hoje existente no país seja das mais avançadas da Europa. Portugal é, reconhecidamente, um território que adere com...
Covid-19, blockchain, cripto e máscaras… muitas máscaras e outro material médico
Até há bem pouco tempo, Corona era uma cerveja mexicana que se bebia com lima no gargalo, ou um jogador do FCP – dependente da nossa escolha. Muitos de nós pensavam no que fazer na Páscoa, nas dietas pré-época balnear, ou na reta final do campeonato, no Euro 2020, nas...
A pirâmide inverteu-se, o icebergue fez o pino e os retalhistas saltaram da cadeira!
Primeiro estranharam, depois adaptaram-se… A crise que nos assolou chegou silenciosamente e levou milhões de pessoas às compras. O retalho respondeu com prontidão e eficiência, como é seu apanágio ou não fosse uma das áreas de negócio mais competitivas, maduras e...
Quais são os custos discricionários e como geri-los?
A gestão dos custos SG&A (despesas gerais, administrativas e de vendas) é crítico durante uma crise de modo a reduzir custos e manter os negócios sustentáveis. Quanto maiores são essas despesas, mais dinheiro a empresa precisa para alcançar o ponto de equilíbrio....
Desafios e dificuldades no futuro das operações
Atualmente vivemos “tempos” atípicos, nomeadamente o confinamento social, estando este a ser respeitado com responsabilidade e firmeza pela sociedade civil. Acabamos por ter mais tempo para refletir em soluções para um futuro próximo, quando tudo parece estar mais...
O instinto coletivo
A expressão que melhor define os tempos atuais nas empresas é caracterizada pela agitação, mas também pela agilidade coletiva das equipas que conseguiram adicionar valor às organizações. Por sua vez, esta colaboração de todos e o esforço coletivo contou com um grande...
5 lições sobre como trabalhar em isolamento
O isolamento é um desafio para muitos trabalhadores, à medida que a pandemia evolui um pouco por todo o mundo. Mas há lições a serem aprendidas com quem está habituado a trabalhar em ambientes extremos e isolados. A Adecco avança 5 ensinamentos para quem está em...
Um projeto para a implementação do Ecommerce após a crise
Em pouco mais de um mês, assistimos no Retalho às célebres compras maciças de derivados de papel, enlatados e outros, à imediata resposta das cadeias na normalização dos abastecimentos, e a seguir às diferentes transformações que o setor implementou para a proteção...
Covid-19 e a digitalização do processo de compra
A pandemia do Covid-19 tem vindo a desafiar empresas de vários setores a responderem aos desafios impostos. Pela primeira vez, grande parte das corporações começam a adotar novos sistemas de trabalho. O trabalho remoto, é exemplo disso, evitando assim, a criação de...
5 dicas para aumentar a produtividade dos seus colaboradores em trabalho remoto
O trabalho remoto não é uma novidade, no entanto, nas últimas semanas tem sido um tema muito falado. Devido às instruções e recomendações das autoridades e face à evolução recente do vírus COVID-19 em Portugal, as empresas começaram a reforçar e adotar medidas que...
Logística inversa: quando a Last Mile, se torna a First Mile
Atualmente o tema da Last Mile tem estado muito em voga, devido à crescente consciencialização do seu impacto em toda a Supply Chain, levando a que muitas organizações lhe despendam especial atenção e recursos, pois os desafios são de facto tremendos. Apesar de o...
Resposta do Procurement ao Covid-19
Estamos a viver uma nova realidade - a era de uma pandemia global! Neste artigo, a Procurement Flow salienta a importância dos profissionais de procurement se manterem focados e eficientes. Aqui estão 4 etapas que o ajudarão a proteger a sua empresa. 1. Mantenha a sua...
Vamos aprender muito e sair mais fortes
Os dias que atravessamos são desafiantes. De repente, somos todos chamados a experimentar uma nova forma de trabalhar, de estudar, de viver, de socializar, de partilhar e de cooperar. Os desafios são grandes, mas a certeza é ainda maior. Vamos ultrapassar esta fase da...
A reação da Logística do Retalho durante a crise viral
Ao observarmos o comportamento do consumidor nas suas compras nos primeiros dias desta crise pandémica e ao assistirmos à capacidade das cadeias na normalização dos abastecimentos, fica demonstrado a Resiliência de cada uma das redes logísticas da Distribuição...