O Consumidor nacional e as movimentações no Retalho

O Consumidor nacional e as movimentações no Retalho

Após 5 anos volvidos da saída do país do Plano de Assistência Financeira, o consumidor nacional coloca importantes desafios aos operadores do retalho, no que respeita aos hábitos de compra, decisões de escolha da cadeia e “drivers” de compra. Estudos recentes...

Eficiência é dinheiro

Eficiência é dinheiro

Paletes. Bem sei que os logísticos que me leem gostariam que começasse este artigo por uma palavra com outro glamour e mais sedutora. Fica, desde já, prometida para um futuro artigo. Mas, se me permitem, que estive muito anos envolvida em operações de logística,...

Um expoente de coexistência da loja física com o meio digital

Um expoente de coexistência da loja física com o meio digital

O Omnicanal é olhado como um novo formato de retalho em que o cliente dispõe duma experiência de compra que integra vários canais como online e lojas físicas, em que estas disponibilizam no mesmo espaço canais de compra alternativos por meio digital. Neste sentido,...

Dar resposta à diretiva sobre medicamentos falsificados

Dar resposta à diretiva sobre medicamentos falsificados

A Diretiva sobre medicamentos falsificados (DMF) 2011/62/EU entrou em vigor no passado dia 9 de Fevereiro de 2019 e veio criar a necessidade para os parceiros logísticos e grossista de implementar um sistema que permita a verificação, retirada ou reintrodução de...

Departamento de Compras: como ser mais estratégico?

Departamento de Compras: como ser mais estratégico?

São muitas as organizações que ainda não entenderam a importância de utilizar mecanismos para promover negócios entre compradores e vendedores. Muito mais do que comprar e negociar produtos e serviços por um valor específico, o sourcing estratégico é um dos métodos...

Erro em Logística

Erro em Logística

Não é reflectir sobre os erros de logística nas organizações, mas sobre os erros nas organizações de logística*. Hoje, recorrendo a artigos e sites online, “parece fácil” identificar quais os principais erros e problemas numa organização, dita convencional, em relação...

Compramos a quem mais gostamos?

Compramos a quem mais gostamos?

Já pensou porque vai normalmente aos mesmos restaurantes ou outro tipo de estabelecimento? Gosta que o empregado o cumprimente pelo nome, que lhe sugira os produtos mais frescos do dia, que já saiba que bebida vai tomar? No fundo, gostamos que se foquem em nós...

Os desafios do ecommerce na Supply Chain (II)

Os desafios do ecommerce na Supply Chain (II)

Após traçar uma visão mais global da Logística do Ecommerce, desenvolveremos alguns tópicos relativos à Gestão das Instalações que suportam a operação e à componente de Custos Logísticos. O desenho de instalações logísticas (logistics real-estate) irá depender em...

A transformação digital na gestão de viagens

A transformação digital na gestão de viagens

A transformação digital na gestão de viagens foi um processo desencadeado muito antes de se manifestar noutras indústrias e que continua em permanente evolução, com a introdução de novas tecnologias e comportamentos que têm conduzido a TravelstoreAmerican Express GBT...

A externalização logística é um bom negócio

A externalização logística é um bom negócio

A externalização logística, ou na terminologia mais disseminada no meio, o outsourcing logístico, é uma prática há longo tempo utilizada em Portugal pelas empresas multinacionais e de grande dimensão, mas que só mais recentemente se generalizou nas PME portuguesas....

Os desafios do e-commerce na Supply Chain

Os desafios do e-commerce na Supply Chain

É hoje claro que a distribuição para a venda online está a provocar alterações substanciais no desenho das cadeias de abastecimento. Na “última milha”, a tradicional entrega de mercadorias em formatos volumosos e homogéneos, é substituída por encomendas de menor...

A performance e os resultados do seu negócio são reflexos da liderança

A performance e os resultados do seu negócio são reflexos da liderança

A área de compras deixou de ser um departamento apenas focado em aquisições e passou a ser muito mais estratégico até mesmo para outras tarefas além da negociação. O setor é responsável pelo relacionamento com o fornecedor e cliente final, além de todo o fluxo da...

As atuais profissões na revolução industrial 4.0

As atuais profissões na revolução industrial 4.0

Na viragem do Séc. XXI continuamos na época da revolução industrial, impulsionada pela Indústria 4.0 e pela revolução tecnológica em curso. Obviamente também nas profissões irão acontecer alterações, atualizações, modificações e até substituições de paradigmas. As...

Como a tecnologia está a moldar a força de trabalho

Como a tecnologia está a moldar a força de trabalho

A entrada do 5G não só fornecerá a melhoria da velocidade de redes, como também maior capacidade, as quais irão permitir que os fabricantes forneçam novos recursos e ferramentas de trabalho para as suas forças de trabalho. Com o 5G, beneficiarão de maior velocidades...

Gesgrup grupo constant
XBS