Em 2023, a Mercadona aumentou em 49% as compras efetuadas a fornecedores portugueses, alcançando o valor de 1.178 milhões de euros, face ao ano anterior, pode ler-se no comunicado oficial. 

Durante o ano passado, a empresa comprou cerca de 1.178 milhões de euros a fornecedores comerciais e de serviços. Desde 2019, ano em que entrou em Portugal, a Mercadona passou de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.178 milhões de euros. Em 2024, o valor das compras deverá voltar a aumentar, tendo em conta que serão inauguradas mais 11 lojas em Portugal.

A cadeia de supermercados espanhola adquiriu a fornecedores portugueses 800 mil litros de azeite, 1.800 toneladas de cenouras, 1.900 toneladas de pêra rocha, 35 mil toneladas de tomates, 12 mil toneladas de maçãs, 895 toneladas de alfaces, 5.000 toneladas de kiwis, 15 milhões de litros de azeite, e 2.800 toneladas de peixe da lota.

“Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, ao longo destes quase cinco anos em Portugal, temos tido a oportunidade de trabalhar com excelentes fornecedores, bastante motivados e com vontade de crescer connosco”, afirma Pedro Barraco, diretor da cadeia agroalimentar da Mercadona.

Em comunicado, a empresa refere que todos os dias chegam às lojas produtos frescos vindos de diferentes zonas do país, e é também por isso que a Mercadona está “constantemente” a repensar toda a cadeia de montagem e os seus processos, e em como podem ser mais eficientes, como transportar mais com menos e fazer um trabalho de melhoria conjunta com os fornecedores.